sábado, 23 de março de 2013

Resultado das eleições DCE-UFBA 2013


Com 100% das urnas apuradas, as eleições do DCE-UFBA já tem uma chapa vencedora: a CHAPA 1- VIRAÇÃO, com 3779 votos. Na maior eleição dos últimos anos, com 8588 votantes, a CHAPA 1 - VIRAÇÃO obteve 44% dos votos, seguida da CHAPA 4 - MOBILIZA UFBA com 28,04% (2408 votos), depois a CHAPA 3 - REFAZENDO com 18,15% (1559 votos) e por ultimo a CHAPA 2 - AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA com 7,96% (684 votos), ainda houveram 113 votos nulos (1,32%) e 45 votos em branco (0,52).

A CHAPA 1 - VIRAÇÃO foi eleita para uma gestão de um ano e meio, a partir do dia da sua posse, que ocorrerá num Conselho de Entidades de Base previsto para 15 dias após a eleição, onde poderão ser julgados também recursos das chapas.

Esta eleição foi marcada por forte participação da comunidade estudantil, com 285 estudantes inscritos em chapas (sendo de 80 o limite de inscritos por chapa, alcançada por 3 das 4 chapas), além de listas de apoiadores de chapas que não paravam de crescer, Centros e Diretórios Acadêmicos envolvidos na Comissão Eleitoral e no processo de organização da eleição tornando possível a abertura de 42 das 41 urnas previstas (a única urna não aberta foi a de São Lázaro em trânsito), incluindo duas no campus de Barreiras onde houveram 429 votantes, e uma no campus de Vitória da Conquista com 517 votantes, totalizando 946 votos nos campi do interior.

ELEIÇÕES PARA O CONSUNI

De acordo com o ultimo Congresso de Estudantes da UFBA, a representação estudantil no Conselho Universitário será eleita junto com a Coordenação do DCE-UFBA, sendo as 12 cadeiras do CONSUNI divididas por cada chapa proporcionalmente ao número de vtoso que cada uma obteve. Dessa forma, a CHAPA 1 VIRAÇÃO indicará 6 estudantes para a representação estudantil no CONSUNI, a CHAPA 4 - MOBILIZA UFBA terá 4 cadeiras, e a CHAPA 3 - REFAZENDO, 2. A CHAPA 2 - AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA não terá representação, pois não obteve número de votos suficientes que representassem uma cadeira do CONSUNI de acordo com o Parágrafo 2º do artigo 33º do Regimento Eleitoral. Cabe recurso para a chapa.

ELEIÇÕES DE DELEGADOS PARA O 53º CONGRESSO DA UNE

Estando vaga a Coordenação do DCE-UFBA em período de organização da tiragem de delegados para a Congresso da UNE, uma Comissão de 10 estudantes composta por membros da Comissão Eleitoral do DCE-UFBA e mais 5 estudantes, cadastraram esta eleição do DCE-UFBA como validante da tiragem de delegados que representarão a UFBA no 53º CONUNE. Neste caso em que há tiragem de delegados organizada por "Comissão de 10", a eleição é feita por municio, no caso da UFBA, o campus de Barreiras terá 1 (um) delegado, que será indicado pela CHAPA 3 - REFAZENDO que obteve a maioria dos votos daqueles campus (389 dos 429 votos); o campus de Vitória da Conquista terá 1 (um) delegado indicado pela CHAPA 4 - MOBILIZA UFBA que obteve a maioria dos votos daquele campus (374 dos 517 votos); em Salvador que terá 30 delegados, estes serão indicados pelas chapas proporcionalmente ao número de votos que cada uma obteve neste campus. Assim, a CHAPA 1 - VIRAÇÃO indicará 16 delegados, a CHAPA 4 - MOBILIZA UFBA indicará 9 delegados, e a CHAPA 3 - REFAZENDO indicará 5 delegados. A CHAPA 2 - AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA optou por não concorrer aos delegados para o CONUNE por isso seus votos foram considerados nulos para este pleito. A proporção de delegados para cada chapa leva em consideração apenas os votos válidos.

Parabéns a todos os participantes em especial a vencedora Chapa 1 - Viração pela bela campanha e belo resultado, esperamos mais lutas e conquistas com unidade na luta para os próximos anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário